Será mesmo que a cirurgia não muda a sua cabeça?

Quantas vezes você não deve ter escutado que a cirurgia bariátrica não muda a cabeça das pessoas, que se você operar e continuar com a “cabeça de gordo” sua cirurgia vai falhar e você vai acabar engordando novamente.

Acontece que não parece ser bem assim…

Temos inúmeros relatos de paciente e dados científicos que nos fazem acreditar que as operações para o controle da obesidade são capazes de modificar vias cerebrais envolvidas com o prazer associado à alimentação, levando a mudanças significativas em preferências alimentares. É muito comum vermos pessoas que antes da cirurgia tinham preferência por consumir alimentos com maior concentração de calorias e que, após se submeterem às operações, simplesmente deixam de ser sentir atraídas por esses alimentos. E o mais interessante: passam a ter desejo por comidas que têm menor concentração de calorias e que são mais saudáveis, como frutas, legumes e verduras.

Da mesma forma, a mudança psicológica positiva que acontece em muitos pacientes, relacionadas a uma melhor percepção da autoimagem, com ganho de autoestima, muitas vezes faz com que essa pessoa acabe tendo mais disposição para a prática regular de exercícios físicos que ajudam a melhorar os resultados.

As mudanças que nossas operações proporcionam vão muito além de uma simples redução do tamanho do estômago para que não caiba mais comida.

A cabeça muda. E muda muito mais do que você pode imaginar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *