Observamos que quanto maior o grau de obesidade de um paciente, quanto maior o peso com que ele chega à sala de operações, maior o risco dos procedimentos.
A preocupação com a segurança é a principal razão pela qual sempre pedimos aos nossos pacientes que controlem o peso durante o período de preparação para a cirurgia.
O peso tem grande influência na dificuldade das operações, de forma que pacientes com obesidade mais severa, que não perdem peso, tendem a ter procedimentos mais difíceis e trabalhosos do que pacientes que conseguem perder peso para operar.
E, em cirurgia, dificuldade é um fator que aumenta o risco de complicações.
Existem 3 razões técnicas principais para que tenhamos cirurgias mais difíceis em quem não perde peso:
❌ O fígado tem dimensões maiores: isso dificulta muito o acesso do cirurgião ao estômago, que está posteriormente e inferiormente ao fígado. Ele precisa ser afastado durante a bariátrica, e, num paciente que ganhou peso, pode ser uma tarefa quase impossível.
❌ Aumento da gordura dentro da barriga: ela ocupa espaço dentro barriga. E cirurgião sem espaço tem muita dificuldade.
❌ Aumento da espessura da camada de gordura abaixo da pele: o cirurgião precisa ter mobilidade com os instrumentos que ele utiliza e essa mobilidade é perdida quando se tem uma camada de gordura muito espessa abaixo da pele. Imagine um cirurgião operando sem conseguir mexer os instrumentos direito…
Por isso, se você está se preparando para a bariátrica, ajude o seu cirurgião a ter menos dificuldade e operar você com mais segurança: faça o que puder para controlar seu peso antes da cirurgia.
Compartilhe essa publicação com quem está pensando em se operar e com quem já está se preparando.