Isso é algo que quem compartilha a decisão de se submeter à bariátrica vai escutar bastante.
A obesidade é uma doença muito complexa, causada por uma série de fatores. Assim, seu tratamento também não é simples, havendo a necessidade de que várias terapias sejam associadas para que se possa obter o controle do problema.
Por isso, não é inesperado que, depois de tratamentos bem sucedidos, alguns pacientes voltem a apresentar ganho de peso. As vezes, retornando ao mesmo patamar de peso anteriormente apresentado.
A cirurgia bariátrica é o tratamento mais eficiente para a obesidade, associada a melhores resultados em termos de controle do peso em longo prazo. Mesmo assim, ainda existe a chance de reganho significativo de peso no pós-operatório.
Mas a frequência com que esse reganho acontece é muito menor do que o que é dito “pelo povo”, ocorrendo na minoria dos casos.
Afinal, por que razão continuaríamos a propor o tratamento cirúrgico se ele fosse associado a tantas falhas como é dito por aí?
É muito importante que você entenda: quase TODOS os casos de reganho significativo de peso, com retorno da obesidade, aconteceram em pacientes que deixaram de ser acompanhados por suas equipes. O acompanhamento regular permite identificar precocemente problemas/hábitos que levem a reganho de peso e, em consequência, corrigi-los a tempo.
Não é TODO MUNDO que vai engordar TUDO DE NOVO após a cirurgia. Isso é mais um mito bariátrico.
Compartilhe essa mensagem para tranquilizar mais gente