Embora estejamos testemunhando o surgimento de novas técnicas cirúrgicas para o tratamento da obesidade, que irão brevemente possibilitar uma maior individualização da terapia para os nossos pacientes, ainda hoje o mundo tem utilizado com maior frequência dois tipos principais de procedimentos para o controle do problema.
➡️ A gastrectomia vertical (sleeve): cirurgia que envolve a retirada de uma parte do estômago, que é transformado num órgão com formato de tubo.
➡️ Bypass gástrico: cirurgia em que o estômago é separado em duas partes, ficando uma delas isolada enquanto a outra (de menor volume) é usada no processo de digestão. A essa mudança do estômago é associado um desvio intestinal.
Muitos de vocês já sabem disso ou já ouviram falar nessas cirurgias.
A grande dúvida é: se eu tenho indicação de cirurgia, qual seria a melhor operação para mim?
Existem basicamente 3 critérios que nós utilizamos para definir a nossa proposta de técnica: grau de obesidade, presença de diabetes do tipo 2 de difícil controle e a presença de doença do refluxo; é com base nisso que decidimos qual a melhor opção para cada paciente.
Você já conversou com seu cirurgião sobre esse tema? Qual o procedimento proposto por ele? Compartilhe conosco nos comentários.