A importância do ferro para pacientes que fizeram cirurgia bariátrica.

Seja para o paciente submetido à bariátrica, seja para não operados, o ferro é um mineral altamente relevante para o funcionamento do nosso corpo.

No caso dos nossos pacientes operados, o cuidado com os níveis desse mineral deve ser redobrado, visto que temos algumas condições que podem favorecer a deficiência dele.

As alterações anatômicas e fisiológicas que acontecem após as operações podem gerar alguma dificuldade para a absorção do ferro, some a isso a dieta um pouco mais restrita nos primeiros meses, que podem levar a dificuldades adicionais na manutenção da normalidade na concentração do ferro no organismo.

E agora? O paciente bariátrico está c*ondenad* à deficiência de ferro? A anemia e a fraqueza vão estar sempre presentes? É impossível repor ferro por via oral porque não existe absorção?

Calma, jovem. Vamos parar com o terrorismo e abordar esse assunto de maneira prática e objetiva, como sempre fazemos.

Antes de tudo, comam comida de VERDADE! A carne vermelha e suas variações, por exemplo, estão entre as fontes de ferro mais ricas na dieta e devem fazer parte da rotina alimentar de todo operado.

Caso haja a necessidade da suplementação específica, a absorção de ferro em comprimidos acontece SIM! Basta que seja oferecida a vocês a forma certa do mineral: o chamado ferro quelato. Com isso, o ferro suplementado é absorvido tranquilamente levando a uma recuperação dos níveis.

E, para as moças que menstruam, atenção especial para o fluxo no período dos ciclos: fluxos volumosos e/ou com duração prolongada, podem aumentar o risco de deficiência de ferro por perda recorrente. E, nessas situações, medidas devem ser tomadas para interromper esse fluxo.

Como sempre tenho dito: problemas tendem a ser resolvidos quando vocês exercitam o autocuidado e mantêm a vigilância. Isso vale pra tudo.

É por isso que eu não acredito naquela conversa de que TODO MUNDO tem anemia depois da bariátrica. Isso vale pra quem não está bem orientado ou não é bem acompanhado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *