Como você deve se comportar depois que sua cirurgia tiver sido realizada?
É necessário (mesmo) que você mantenha o repouso absoluto?
Dentre as recomendações da prática cirúrgica moderna, está a de que o paciente que se submeteu a qualquer cirurgia de grande porte deve aproximar, ao máximo, suas atividades da normalidade no pós-operatório. Essa é uma medida fundamental para acelerar a recuperação.
Quando você se mantém fisicamente ativo, “exercita” naturalmente os seus pulmões, o intestino tende a funcionar de forma mais precoce e os riscos de trombose venosa reduzem. Esses são apenas alguns dos benefícios. É como se fosse uma “fisioterapia natural”.
Por isso, estimulo meus pacientes a se movimentarem o máximo possível após a cirurgia: atividades como passear em locais públicos, dirigir na área urbana, subir escadas e ir à praia são mais do que bem-vindas e contribuem para melhorar a recuperação e para uma sensação de bem-estar geral. E elas são permitidas desde a alta.
Isso também inclui o retorno ao trabalho. Se for uma atividade que não exija grandes esforços, de caráter administrativo, por exemplo, pode ser retomada de forma bem precoce. Já houve quem retornasse 2 a 3 dias após ter sido operado.
Aquela idéia de que o operado deve manter restrições rígidas ficou no passado. Ao contrário, você precisa se mexer para se recuperar mais rápido.
Lembre de mostrar essa recomendação à sua mãe para que ela pare de dizer o famoso: “Pare com isso! Você acabou de se operar!” 😉