Não é incomum eu responder a esta pergunta tanto nas nossas caixinhas diárias quanto no dia a dia do consultório: “É normal a pessoa apresentar dormência nas mãos e nos pés após a bariátrica?”
Não só não é normal como é um sinal que deve ter a sua atenção.
Existem duas causas principais para que esse problema aconteça: hipoglicemia (queda nos níveis do açúcar na corrente sanguínea) e deficiência de vitamina B12.
A hipoglicemia é, de longe, a causa mais comum: acontece quando a pessoa deixa de se alimentar por longos períodos, espaçando muito o intervalo entre as refeições. Isso aumenta a possibilidade de os níveis de glicose se reduzirem e os sintomas aparecerem, sempre associados a tonturas, sonolência, indisposição e enjôos. Importante manter a ingestão alimentar com frequência, em intervalos regulares e, preferencialmente, a cada 2 a 3 horas.
A vitamina B12 é um nutriente que tem participação na formação de estruturas que transmitem os impulsos nervoso em nossos neurônios. Por isso, um dos sinais da falta dela é a dormência nas extremidades, razão pela qual é muito comum observarmos melhora quando os pacientes suplementam esse nutriente de forma isolada. Por isso, sempre devemos recomendar: mantenha a suplementação de multivitamínicos em dia, ingestão adequada de proteínas de origem animal (sobretudo a carne vermelha) e o acompanhamento com o cirurgião e a nutricionista em dia.
É um problema que pode ser prevenido de forma muito tranquila com os devidos cuidados.