Todo mundo engorda tudo de novo: é verdade?

Uma das objeções que mais frequentemente escuto para a cirurgia bariátrica é a que TODO MUNDO que se submete ao procedimento está fadado a ENGORDAR TUDO NOVAMENTE depois de algum tempo.

Qualquer tratamento em medicina tem seu percentual de falhas e, como sempre tenho dito por aqui, a cirurgia bariátrica, mesmo sendo de longe o mais eficiente, é a apenas mais um tratamento para a obesidade. Logo, existe uma parcela de pacientes que não vai ter bons resultados com a terapia cirúrgica.

Mas esse número não está nem próximo daquele que corresponderia a “TODO MUNDO”…

Ou você realmente acredita que um tratamento com uma chance de falha tão grande continuaria a ser indicado com frequência cada vez maior para ajudar a controlar uma doença tão presente em nossa realidade?

O fato é que a cirurgia é sim, na atualidade, o melhor tratamento que temos disponível para tratar pessoas portadoras de obesidade, mas a verdade é que, para que ele funcione em sua plenitude e de forma duradoura, é essencial que seja combinado a outras terapias. Quem se submete à bariátrica não está livre da necessidade de manter o acompanhamento com outros profissionais envolvidos no processo de emagrecimento: nutricionista, endocrinologista e, principalmente, o educador físico, devem também participar do tratamento cirúrgico.

Se isso acontecer, as chances de sucesso serão enormes.

Procure ajudar a sua cirurgia a funcionar melhor. Afinal, como sua mãe sempre disse, você não é TODO MUNDO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *